ENERGIA REIKI - restaura o equilíbrio físico, regulariza as funções vitais, equilibra o campo mental e emocional, fortalece os sistemas, combate as doenças do físico, amplia nosso poder de decisão, afetando positivamente nossa prosperidade em todos os níveis com harmonização e bem-estar. Novas e boas oportunidades são atraídas para essa vibração em equilíbrio, acarretando mudanças positivas nos estudos, nos negócios e nos relacionamentos. É o que precisamos para sermos felizes.
Ricardo Monezi
Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde leciona em cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização). Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Docente concursado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde leciona as disciplinas de "Bases Fisiológicas do Comportamento" e "Neurologia" para o curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS), e é pesquisador do grupo "Interfaces psicobiológicas do desenvolvimento humano". Pesquisador do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em saúde (LAPICS) da Universidade Federal de Santa Maria, RS (UFSM-RS). Docente permanente dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu do Hospital Alemão Oswaldo Cruz - Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS). Tem experiência nas áreas de docência e pesquisa em Morfologia, Fisiopatologia, Fisiologia do Comportamento (com ênfase em Psiconeuroimunoendocrinologia), Neurociências e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
O respeitado biólogo Ricardo Monezi Julião de Oliveira, pesquisador da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo, foi responsável por uma pesquisa que comprovou que o Reiki funciona como fortalecedor de nosso sistema imunológico e, consequentemente, auxilia muito no combate aos mais variados tipos de doenças. E para comprovar que a cura do Reiki não decorre de fatores psicológicos, Ricardo Monezi utilizou camundongos com câncer em sua pesquisa.
Ele os separou em grupos que recebiam a terapia em sessões diárias de 15 minutos e em grupos que não recebiam e, após alguns dias de tratamento, observou um incrível aumento nos linfócitos dos camundongos que receberam o Reiki (os linfócitos do nosso organismo são os grandes responsáveis pelo controle do sistema imunológico e pelo combate natural às doenças).
O que essa pesquisa nos mostra é que o Reiki funciona como terapia complementar ao tratamento de enfermidades e, mais que isso e tão importante quanto, também como um fator preventivo a elas, pois recebendo regularmente o Reiki aumentamos o poder de nosso sistema imunológico e minimizamos as possibilidades de ficarmos doentes.
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22764
www.youtube.com/watch?v=oB3KAy5sTcA
UM POUCO DA HISTÓRIA DA TERAPIA REIKI
SENSEI MIKAO USUI
século XX
15 de agosto dia Internacional do Reiki
A data celebra o nascimento de Mikao Usui (15 de Agosto de 1865), criador do sistema Reiki.
“uma terapia complementar de origem japonesa que, de forma não invasiva,
permite revitalizar, equilibrar e auxiliar no processo de cura”.
O fundador da terapia Reiki, o Doutor, Professor, SENSEI MIKAO USUI, após muito estudo, várias pesquisas e diversas viagens a procura do conhecimento, visita um amigo monge budista zen, o qual o aconselha a prática da meditação, aceitando o conselho, para fazer seu retiro e meditar escolhe o MONTE KURAMA que é uma montanha ao norte da cidade de Kyoto sendo o local do nascimento da prática de Reiki no começo do século XX..
MIKAO USUI fica em meditação por 21 dias, e na noite do vigésimo primeiro dia teve a grande revelação. A história conta que teve a visão de uma grande luz se aproximando e como se um raio atingisse sua testa, desmaiou, acordando no amanhecer do novo dia. Após, este acontecimento sai maravilhado a procura do monge budista zen, para relatar o fenômeno, vivenciando em seu trajeto curas nele e por ele próprio. Após uma profunda meditação, põe em prática feitos de cura nas pessoas da comunidade. A história também conta que a cura era finalizada e após algum tempo a pessoa voltava a procurar o tratamento, com o mesmo sintoma ou com problemas diferentes, USUI, então, se pergunta aonde havia errado.
Na busca por respostas compreendeu que o tratamento, para toda cura física, teria também que alinhar o mental, o emocional e o espiritual, com bons pensamentos, bons sentimentos, boas atitudes e elevando o espírito, sendo grato por tudo, todos os dias, para que o físico se mantivesse curado, devia ser acompanhada de um equilíbrio psíquico, muitas vezes doenças físicas são apenas consequências de problemas emocionais que são somatizados. Escolheu cinco pensamentos da cultura e da filosofia oriental, transformando-os nos cinco mandamentos, cinco princípios fundamentais do Reiki, também conhecidos como Gokai. A partir daí, organiza as experiências e funda um instituto escola para ensinar o método vibracional energético.
Um de seus melhores alunos foi CHUJIRO HAYASHI, precursor do Reiki ocidental, HAYASHI teve como aluna HAWAYO TAKATA, americana de origem japonesa, nascida no Havaí, foi ela quem disseminou o Reiki para o resto do planeta.
PORTARIAS REGULARIZADORAS DAS TERAPIAS
PORTARIA Nº 849, DE 27 DE MARÇO DE 2017
Inclui ........... Reflexoterapia, ........... à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
REFLEXOTERAPIA - Também conhecida como reflexologia, é uma prática que utiliza estímulos em áreas reflexas com finalidade terapêutica. Parte do princípio que o corpo se encontra atravessado por meridianos que o dividem em diferentes regiões. Cada uma destas regiões tem o seu reflexo, principalmente nos pés ou nas mãos. São massageados pontos-chave que permitem a reativação da homeostase e equilíbrio das regiões do corpo nas quais há algum tipo de bloqueio ou inconveniente. As áreas do corpo foram projetadas nos pés, depois nas mãos, na orelha e também em outras partes do corpo, passando a ser conhecida como microssistemas, que utiliza o termo "Terapias Reflexas", Reflexoterapia ou Reflexologia.
A planta dos pés apresenta mais de 72.000 terminações nervosas; na existência de um processo patológico, vias eferentes enviam fortes descargas elétricas que percorrem a coluna vertebral e descendo pelos nervos raquidianos, pelas pernas, as terminações nervosas livres, que se encontram nos pés criam um campo eletromagnético que gera uma concentração sanguínea ao redor de determinada área. Quanto maior a concentração de sangue estagnado, mais crônicas e mais graves são as patologias.
PORTARIA Nº 849, DE 27 DE MARÇO DE 2017
Inclui ..........., Reiki, ........... à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
REIKI .....É uma prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral.
A terapêutica objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios - "nós energéticos" - eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital.
A prática promove a harmonização entre as dimensões físicas, mentais e espirituais. Estimula a energização dos órgãos e centros energéticos. A prática do Reiki, leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistema nervoso, cardíaco e imunológico, auxilia no estresse, depressão, ansiedade, promove o equilíbrio da energia vital.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 31/12/2018 | Edição: 250 | Seção: 1 | Página: 110
Órgão: Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção à Saúde
PORTARIA Nº 1.988, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018
Atualiza os procedimentos e serviço especializado de Práticas Integrativas e Complementares ....................
O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições,
...................Considerando a Portaria nº 702/GM/MS, de 21 de março de 2018, que altera a Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para incluir novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC; e
Procedimento: 01.01.05.012-7 - Sessão de constelação familiar
Descrição: Método psicoterapêutico de abordagem sistêmica, energética e fenomenológica, que busca reconhecer a origem dos problemas e/ou alterações trazidas pelo usuário, bem como o que está encoberto nas relações familiares para, por meio do conhecimento das forças que atuam no inconsciente familiar e das leis do relacionamento humano, encontrar a ordem, o pertencimento e o equilíbrio, criando condições para que a pessoa reoriente o seu movimento em direção à cura e ao crescimento. Pode ser feita em atendimentos individuais ou coletivos.
Procedimento:03.09.05.011-1 - Sessão de apiterapia
Descrição: Prática terapêutica que utiliza os produtos produzidos pelas abelhas (a própolis, o mel, a geleia real, o pólen, a apitoxina) para promoção, manutenção da saúde e auxílio complementar no tratamento de algumas condições alteradas.
Procedimento: 03.09.05.012-0 - Sessão de aromaterapia
Descrição: Prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde física e mental.
Procedimento:03.09.05.013-8 - Sessão de cromoterapia
Descrição: Prática terapêutica que utiliza as cores do espectro solar - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta - para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo.
Procedimento: 03.09.05.015-4 - Sessão de hipnoterapia
Descrição: Técnicas que, por meio de intenso relaxamento, concentração e/ou foco, induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permita alterar uma ampla gama de condições ou comportamentos indesejados como medos, fobias, insônia, depressão, angústia, estresse, dores crônicas.
Procedimento: 03.09.05.016-2 - Sessão de imposição de mãos Origem: 03.09.05.010-3 Descrição: Prática terapêutica secular que implica um esforço meditativo para a transferência de energia vital (Qi, prana) por meio das mãos com intuito de reestabelecer o equilíbrio do campo energético humano, auxiliando no processo saúde-doença. Compreende práticas como reiki, toque terapêutico, johrei terapêutico, dentre outras. Procedimento: 03.09.05.018-9 - Sessão de terapia de florais Descrição: Prática terapêutica que utiliza essências derivadas de flores para atuar nos estados mentais e emocionais, integrantes dos diversos sistemas florais, auxiliando a equilibrar e harmonizar o indivíduo. Procedimento: 03.09.05.019-7 - Tratamento homeopático Descrição: Atendimento integrativo e complementar vinculado ao sistema complexo da homeopatia, que adota abordagem terapêutica de caráter holístico e vitalista vendo a pessoa como um todo, não em partes, e cujo método terapêutico envolve três princípios fundamentais: a Lei dos Semelhantes; a experimentação no homem sadio; e o uso da ultra diluição de medicamentos. Procedimento: 03.09.05.020-0 - Tratamento fitoterápico Descrição: Atendimento integrativo e complementar que utiliza as plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. Procedimento: 03.09.05.022-7 - Tratamento ayurvédico Descrição: Atendimento integrativo e complementar vinculado ao sistema complexo da medicina ayurvédica que adota abordagem terapêutica de origem indiana, segundo a qual o corpo humano é composto por cinco elementos - éter, ar, fogo, água e terra -, os quais compõem o organismo, os estados energéticos e emocionais e, em desequilíbrio, podem induzir o surgimento de doenças. Possui formas específicas de diagnóstico, a partir de suas teorias fundamentais, como a avaliação dos doshas, considerando saudável aquele indivíduo que tem os doshas (humores) em equilíbrio, os dhatus (tecidos) com nutrição adequada, os malas (excreções) eliminados adequadamente, e apresenta uma alegria e satisfação na mente e no espírito. Procedimento:03.09.05.023-5 - Tratamento em medicina tradicional chinesa Descrição: Atendimento integrativo e complementar vinculado ao sistema complexo da medicina tradicional chinesa que adota abordagem terapêutica milenar, de origem chinesa, que tem a teoria do yin-yang e a teoria dos cinco elementos como bases fundamentais para avaliar o estado energético e orgânico do indivíduo, na inter-relação harmônica entre as partes, visando tratar quaisquer desequilíbrios em sua integralidade. Utiliza como procedimentos diagnósticos, na anamnese integrativa, palpação do pulso, inspeção da língua e da face, entre outros; e, como procedimentos terapêuticos, acupuntura, ventosaterapia, moxabustão, plantas medicinais, práticas corporais e mentais, dietoterapia chinesa.
Cód. e Nome Procedimento
Alterações
03.09.05.005-7 - Sessão de massoterapia
Altera descrição para: Prática terapêutica que envolve a aplicação de técnicas manuais sobre os tecidos externos do corpo visando melhorar o funcionamento do organismo como um todo, em decorrência da combinação de fatores mecânicos, fisiológicos e psicológicos. Os benefícios da massoterapia vão além do relaxamento, com efeitos benéficos de grande influência sobre o organismo, no âmbito mecânico, neural, fisiológico e químico, que se relacionam entre si e com fatores emocionais. Representa uma manifestação de atenção, humanização e cuidado em saúde, proporcionando efeitos fisiológicos compatíveis com as necessidades do indivíduo.